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Consumo de carne é essencial para minimizar perda de massa muscular na terceira idade

por Renata Farias

Consumo de carne é essencial para minimizar perda de massa muscular na terceira idade

Foto: Shutterstock

A chegada da terceira idade é acompanhada por uma série de alterações no corpo humano. Uma delas é a perda de massa, força e função dos músculos, que tem um impacto direto na independência de muitas pessoas. Chamado de sarcopenia, o processo não é notado por 79% dos brasileiros, segundo pesquisa recente sobre envelhecimento desenvolvida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o laboratório Apsen. Em entrevista ao Bahia Notícias, a nutricionista e diretora do Núcleo de Estudos Clínicos em Sarcopenia (NECS), Myrian Spinola Najas, alertou sobre a necessidade de fortalecimento muscular e alimentação adequada desde a juventude para evitar consequências como risco de quedas e fraturas. “A prevenção está ligada diretamente a se manter ativo e ter uma alimentação adequada durante toda a vida”, afirmou a especialista, ao ressaltar que o consumo de proteína animal é essencial. “É necessária uma alimentação adequada, comer todos os grupos de alimentos: frutas, verduras, legumes, carne. É necessário se manter comendo carne, porque ela é extremamente importante. Infelizmente, as proteínas vegetais não dão conta daquilo que precisamos ter em termo de aminoácidos para manter a massa muscular”. De acordo com Myrian, existem dois tipos de sarcopenia: a primária, que ocorre naturalmente com o envelhecimento, devido à alteração hormonal; e a secundária, associada a doenças crônicas, processos inflamatórios, obesidade, entre outras enfermidades. Nas mulheres, a sarcopenia primária geralmente começa a mostrar sinais durante a menopausa. Já entre os homens, a condição surge por volta dos 60 anos.

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