Sediado na cidade de Paulo Afonso, o 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia comemora neste ano de 2017 seu 21º aniversário de fundação. Com sua área de responsabilidade formada por 13 (treze) municípios do 24° Território de Identidade do Estado da Bahia, o 20º BPM leva paz e tranquilidade aos municípios de Paulo Afonso, Glória, Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto, Abaré, Chorrochó, Novo Triunfo e Antas. Possui uma área de aproximadamente 21.000 Km2, e proporciona segurança pública a uma população estimada de 350.000 habitantes.

O 20º Batalhão de Polícia Militar é originário do 4º Pelotão da então 3ª Companhia PM, com sede na cidade de Cipó, que à época pertencia ao 4º Batalhão de Polícia Militar/Alagoinhas.

Em 1976, o então Pelotão, foi transformado em 4ª Companhia, ainda vinculada ao 4º Batalhão, sediado em Alagoinhas.

Em 14 de junho de 1995 “O GUARDIÃO DO SERTÃO” se desvinculou do 4º BPM tornando-se a 2ª Companhia Independente PM, através do Decreto Estadual nº 4.387. Em 22 de novembro de 1996, através do Decreto Estadual nº 5.983, a 2ª Companhia foi, então, finalmente, transformada no 20º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro comandante o então Maj PM Humberto Alves de Carvalho, o qual foi nomeado Patrono da Unidade.

Para comemorar os 21 anos de existência da Unidade, o atual Comandante do 20º BPM, o Ten Cel PM Carlos Humberto da Silva Moreira realizou junto a sua tropa uma campanha beneficente de compra de pouso mais de duas toneladas de alimentos não-perecíveis, para serem doados às comunidades carentes da região com a entrega no dia 28/11/17. Dessa forma, além de assegurar a ordem pública da região de Paulo Afonso, o 20º BPM também desenvolve ações de solidariedade e comprometimento social, mostrando sua preocupação com a população do sertão, tão sofrida e castigada com a seca.

Além disso, será realizada no dia 25/11, uma confraternização com todo o efetivo do 20º BPM, em comemoração ao aniversário do BPM e dos aniversariantes do mês de novembro, entre eles o próprio Comandante da Unidade. Essa confraternização será mais um momento de integração e descontração do efetivo de policiais que diuturnamente arrisca a sua vida em benefício da sociedade baiana. Isso mostra como a tropa do 20º BPM é uma verdadeira família, que cuida de seus integrantes com o mesmo afinco que cuida da comunidade.

PMBA e COMUNIDADE na CORRENTE do BEM!